Blog

  • Artigos / 19/12/2020

    ADERÊNCIA AO TRATAMENTO, FALTA DE INTEROPERABILIDADE E O PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO (COVID 19)

    Estamos diante de um grande desafio, aonde de forma ordenada e pactuada com toda a cadeia de atendimento teremos que imunizar a população brasileira obedecendo o Programa Nacional de Imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do COVID 19.


    Nas doenças crônicas que acometem e colocam em risco a população, a baixa adesão ao tratamento e terapêutica medicamentosa é relevante e especificamente no Brasil as diferenças regionais, demográficas e aquelas relacionadas à atenção à saúde e a obediência do paciente ao regime terapêutico requerem ações coordenadas entre o governo, profissionais, gestores de saúde, farmacêuticos e redes de atendimento.


    Inúmeros trabalhos de pesquisa demonstraram que em relação ao regime terapêutico no tratamento e controle de doenças com alto índice de comorbidades (diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares), a quantidade de medicamentos prescritos, o esquema terapêutico, custo e principalmente os efeitos adversos estão associados à não adesão ao tratamento e geram enorme impacto econômico e social para governo e toda a rede que sustenta a saúde no Brasil. 


    Devemos ter este grande aprendizado em mente, quando falamos em vacinação em massa da população, pois as vacinas recentemente lançadas pelas indústrias farmacêuticas e centros de pesquisa, por mais eficazes que demonstraram ser em estudos a curto prazo, terão uma grande barreira pela frente: o comportamento da população! 


    Não fizemos a tarefa de casa frente a um inimigo que nos afronta à décadas no  Brasil e no mundo. A falta de aderência, tecnologia, telemedicina, interoperabilidade e mobilidade clínica poderiam ser a grande aliada no combate a pandemia, mas ainda há tempo, e juntos poderemos mudar o rumo desta história no futuro.


    #plataformawebbula Todos juntos a favor do maior agente integrador da saúde brasileira: o paciente!





Todos os direitos, registro de marcas e patentes reservados a WebBula – Produtos e Serviços em Tecnologia da Informação Ltda.
CNPJ: 26.027.711/0001-43. Rua Alagoas, 606, 2º andar, Centro, Londrina-PR. CEP: 86010-520
Telefone: Fixo:(43) 3323-1455 Celular: (43) 991013490 (Whatsapp)

Política de Privacidade

Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids