Blog

  • Notícias / 04/08/2019

    Dez vantagens que a nuvem traz para os processos de seu consultório

    Cena de ficção até pouco tempo atrás, as soluções em nuvem já se tornaram uma realidade nos consultórios médicos em todo o mundo. De simples serviços de e-mail e agendamento aos robustos prontuários eletrônicos que digitalizam todos os documentos, os profissionais de saúde conseguem automatizar processos burocráticos e oferecer uma maior qualidade no atendimento aos pacientes. Confira dez vantagens do cloud no dia a dia médico:


    1 – Aumento de eficiência com o prontuário eletrônico


    Essa ferramenta já existia antes da popularização da computação em nuvem, mas o recurso ganhou poder com a tecnologia. O fato de informações importantes, como histórico médico dos pacientes, estarem disponíveis em qualquer dispositivo conectado à Internet trouxe uma profissionalização maior aos consultórios, otimizando a gestão.


    2 – Melhor segurança da informação de seus pacientes


    Documentos armazenados em pastas e arquivos físicos podem se perder com o manuseio e falhas na comunicação por conta da caligrafia também são comuns. Uma solução em cloud que atenda aos requisitos da CFM (Conselho Federal de Medicina) resolve essas questões e amplia a segurança dos dados graças aos diferentes níveis de proteção.


    A nuvem é um dos ambientes mais seguros para armazenamento de dados, por isso é utilizada para armazenamento de dados financeiros, como o internet banking, e dados  clínicos através de prontuários eletrônicos.


    3 – Integração dos dados para agilizar atendimento


    Se todos os documentos estão digitalizados na nuvem, eles geram dados de forma simples e rápida para os médicos. Informações como histórico de pacientes, agendamentos e receituários estão disponíveis a poucos cliques e podem ser cruzadas para oferecer uma visão completa sobre as pessoas e melhorar o atendimento.


    4 – Maior capacidade tecnológica no consultório


    Muitos profissionais não investiam em soluções tecnológicas por conta do custo e do tamanho de muitos equipamentos. Com a computação em nuvem isso não é problema. As soluções são digitais e podem ser acessadas de um simples computador, permitindo que o consultório possa ter as melhores ferramentas à disposição.


    5 – Informação correta em mãos rapidamente


    Um simples atendimento pode se complicar se o médico não conseguir achar o histórico do paciente e não lembrar os remédios receitados, por exemplo. É essencial ter as informações corretas em mãos rapidamente em uma consulta, algo que uma solução em nuvem pode proporcionar graças ao acesso por qualquer dispositivo conectado à Internet.


    6 – Capacidade de armazenamento elevado


    Um dos problemas dos documentos eletrônicos era o armazenamento de arquivos pesados, como imagens clínicas, e sua acessibilidade, ou seja, a capacidade de visualizá-los de forma rápida e clara. Servidores comuns têm um limite de espaço, enquanto que soluções em cloud possuem uma elasticidade maior para atender as necessidades do médico.


    7 – Relação custo x benefício vantajosa


    Ao adotar esses recursos, o consultório também consegue reduzir o custo de manutenção de TI (tecnologia da informação) a longo prazo. O custo de implementação é mais vantajoso, permitindo que o profissional possa escolher o melhor plano para sua realidade, evidenciando a longo prazo a ótima relação entre despesas e vantagens de utilização.


    8 – Flexibilidade no dia a dia médico


    Antes, para tirar uma dúvida sobre um determinado caso, o médico precisava estar em seu consultório para consultar os registros – ou levar esses arquivos onde quer que fosse. Agora, ele pode acessar esses dados quando quiser de qualquer dispositivo com acesso à Internet, agilizando a tomada de decisão no dia a dia.


    9 – Suporte remoto e eficiente


    Deu problema em sua solução bem no horário mais movimentado de seu consultório, e agora? O que pode soar como pesadelo para médicos que utilizam equipamentos físicos, é mais uma vantagem para o cloud. A maioria dos fornecedores oferecem suporte remoto, ágil e rápido, permitindo que o dano seja mínimo.


    10 – Dedicação exclusiva ao paciente


    Por fim, o cloud computing consegue automatizar diversos processos burocráticos e permite que o médico possa se dedicar àquilo que ele se preparou. Ou seja, atender seus pacientes com mais qualidade. Isso porque essa tecnologia faz com que as soluções e as informações estejam acessíveis, reduzindo tempo desperdiçado na busca por um determinado arquivo.


    Fonte: Saúde Bussiness - Tiago Delgado




Todos os direitos, registro de marcas e patentes reservados a WebBula – Produtos e Serviços em Tecnologia da Informação Ltda.
CNPJ: 26.027.711/0001-43. Rua Alagoas, 606, 2º andar, Centro, Londrina-PR. CEP: 86010-520
Telefone: (43)3323-1455

Política de Privacidade

Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids