Blog

  • Artigos / 05/04/2022

    QUAL TECNOLOGIA SUBSTITUI A MÃO E O TOQUE DO MÉDICO?

    QUAL TECNOLOGIA SUBSTITUI A MÃO E O TOQUE DO MÉDICO? 

    Nesta manhã, lendo o artigo do colunista Dante Serra publicado um pouco antes da pandemia -Tecnologia trouxe avanços à medicina, mas pode afastar médico e paciente - refleti sobre o verdadeiro e importante papel da tecnologia na evolução do atendimento médico. 

    O artigo de forma geral, descreveu sobre todo o contexto da tecnologia, inteligência artificial, telemedicina e sua relação com a aproximação física do médico e paciente, as desigualdades sociais, alto custo, universalidade de acesso e assistência à saúde. 

    Alguns apontamentos destacados pelo autor antes do turbilhão de mudanças, adaptações regulatórias e tecnológicas realizadas durante a pandemia nos fazem refletir:

    ..."a vida é feita de rituais e amigos. Quando nascemos, a cada aniversário, batismo, casamento e até nosso funeral é um ritual. A consulta médica também o é. O paciente espera que o medico o ouça, avalie seus exames e em seguida lhe examine detalhadamente, com ausculta, palpação e percussão de seus órgãos. Não espera e, com razão, não se satisfaz com menos que isso. Quem pode aceitar uma consulta e seguimento de seu tratamento abrindo mão da maior ferramenta tecnológica que a medicina dispõe, que é a mão e o toque do medico?..."

    Todos nós profissionais de saúde, mesmo diante do afastamento e exclusão social imposto pela pandemia, acreditamos que o olhar, acolhimento, tato e atendimento humanizado da boa e tradicional consulta presencial ainda estarão caminhando lado a lado com a evolução e benefícios da inovação tecnológica. 

    Transcendemos nossa imaginação ao tentarmos absorver todos os benefícios inegáveis da tecnologia, promovendo a saúde que solenemente assumimos em nossa formatura no momento do juramento de Hipócrates. 

    É inegável que existe uma forma insubstituível que supera as deficiências e avanços do atendimento médico atual: A COMUNICAÇÃO. 

    A soberania da validação da informação da saúde do paciente sempre será do médico, mas devemos ouvir e valorizar com soluções de tecnologia aquele que esta no dia a dia, SENTINDO, OUVINDO e muitas vezes EMOCIONALMENTE ENVOLVIDO no cuidado à saúde do paciente:
    O cuidador, enfermeiro, farmacêutico até o tutor responsável, enfim todos aqueles que complementam com informações atuais o prontuário médico desconectado da verdadeira realidade do paciente após a consulta médica.

    Temos um lapso de continuidade pós consulta entre o paciente fragilizado no seu perfil emocional e sistêmico e uma terapêutica instituída que não se COMUNICA com o histórico médico coletado durante a anamnese física ou remota.

    Acredito que o grande desafio das soluções existentes será de promover esta importante e necessária COMUNICAÇÃO em toda a cadeia de atendimento dentro das rígidas regras da nova LGPD.

    Acesse as interfaces de cadastro e website:


    #plataformawebbula Brasil/Israel Todos juntos a favor do maior agente integrador da saúde brasileira: o paciente!




Todos os direitos, registro de marcas e patentes reservados a WebBula – Produtos e Serviços em Tecnologia da Informação Ltda.
CNPJ: 26.027.711/0001-43. Rua Alagoas, 606, 2º andar, Centro, Londrina-PR. CEP: 86010-520
Telefone: Fixo:(43) 3323-1455 Celular: (43) 991013490 (Whatsapp)

Política de Privacidade

Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids